Tudo começou quando decidi mudar de Londres para Florença

Queria aprender italiano e sabia que só poderia ficar 3 meses lá, pois meu visto era de turista. Até aí, nenhum problema. Depois de morar 2 meses na Inglaterra, me mudei para Florença com uma amiga. Até que minha amiga decidiu que queria estudar francês e, claro, entrei na vibe dela. Decidimos ir para Bruxelas, na Bélgica, por questões financeiras. Pensamos em como fazer isso sem ultrapassar o tempo permitido pelo tratado Schengen na União Europeia.

Então tivemos uma ideia!

Voltamos para Londres, que está fora do tratado Schengen e ficamos um tempo lá. Depois voltamos para a UE, pois, teoricamente, nosso visto d turista voltaria a contar do zero. Fomos para Bruxelas e não tivemos problema algum para entrar no país. Vivemos lá por 3 meses, onde estudamos francês. Parecia que tudo tinha dado certo!

Até que na volta para o Brasil aconteceu o inesperado…

Minha amiga comprou um voo que fazia escala em Portugal e eu peguei com milhas um voo que passava por Frankfurt, na Alemanha. Quando fiz minha escala em Frankfurt, fui passar na imigração e o policial revirou todo o meu passaporte, viu carimbo por carimbo e, juntando os carimbos e datas, viu que eu tinha feito algo considerado ilegal: sair e entrar no tratado Schengen num período de tempo curto.

Ele me levou para uma sala e o interrogatório começou

Queria saber o que eu tinha feito nesse tempo todo, perguntou se eu sabia que era uma criminosa, xerocou meus documentos, me fez assinar um documento que dizia se eu me considerava culpada ou inocente. Foi cena de filme e um momento bem tenso, mas mantive a calma, já que sabia que – apesar de errado – era algo que teria uma solução. Em um momento chorei de nervosismo, mas ele me acalmou e disse que não queria que eu chorasse, que só estava fazendo o trabalho dele.

Ele e outros policiais falavam sobre mim em alemão

E eu não entendia nada, mas sabia que estavam intrigados e não sabiam ao certo como proceder, já que eu não poderia ser deportada, pois eu já estava voltando para o Brasil. Perguntaram se eu queria ajuda do meu país e criaram um ambiente de tensão, mas aos pouco foram aliviando a barra. Expliquei que não tinha ido para trabalhar, que me mantive o tempo todo com meu dinheiro, mostrei os diplomas de cursos e eles confiaram em mim. O tempo todo o policial responsável se manteve calmo e educado. Isso foi bem impressionante pra mim. No fim, ele disse que eu receberia uma multa em casa, no Brasil, mas que eu não precisava ficar preocupada, pois “dos crimes, esse era o menor”, disse.

Voltei chorando por 13 horas no avião

Dormia, acordava e chorava, dormia de novo, acordava e continuava a chorar. Àquela altura eu achava que iria ser presa pelos alemães do consulado no Brasil, que estariam me esperando no aeroporto. Entrei numa paranoia absurda. Ao desembarcar, ficava desconfiada a cada etapa antes da saída. Deu tudo certo e encontrei minha família me esperando.

Durante 1 mês fiquei na paranoia

Achando que, cada vez que o interfone tocava, era uma carta com uma multa, algo do tipo. No fim, nada chegou. Agora estou em contato com o consulado da Alemanha no Brasil para ver se eles me informam minha situação, isto é, se tenho que pagar alguma multa ou se tenho que ficar longe da União Europeia por algum tempo. Pelo que li, seria 1 ano sem pisar lá. O bom é que, se for isso, já passou esse tempo e posso voltar, mas dessa vez sem ultrapassar o tempo permitido, pois, como vocês viram, não compensa!

Talvez você também goste

7 comentários

  • Elisa Março 25, 2015   Responder →

    Nossa que barra em, mas acredite Alemanha é assim mesmo, Polônia, Espanha e Inglaterra foram uns dos lugares que passei que contaram dia por dia do meu visto, até China, Turquia e Tailândia, nada passa por eles, eu sempre tenho cuidado com isso. Mas isso não é motivo pra ficar paranóica não.
    Fiquei 1 dia over stay na Tailândia e paguei no aeroporto mesmo. Mais 1 dia over stay na China e me fizeram assinar uns papéis, mas não poderia voltar por 1 mês. Mas não é aconselhado fazer isso principalmente na Alemanha.
    Quando isso acontecer com você tenta entrar e sair da UE por Paris, já precisei ficar 12 dias over stay e nada aconteceu, Paris é meio bagunçado, conheço varias pessoas que também ficaram over stay e nada aconteceu. Você teve um pouco de má sorte. Mas continua a dizer, não é motivo para paranoia. Como o senhor disse, ele só estava fazendo o trabalho dele, e alemão é assim mesmo, eles são enormes, com aquele idioma grosso é realmente assustador, às vezes eles estavam conversando outras coisas entre eles e você achava que eles estavam falando de você. Kkkk relaxa, porque se eles forem deportar todo mundo que faz isso, não teria mais turco, marroquino entre outros pela Europa. 😀
    Fica tranquila.

  • yasmin Maio 6, 2015   Responder →

    Estou na mesma situação , fiquei alguns meses a mais na europa e não sei o que fazer . Pior que não posso tirar um passaporte novo pq não votei nem justifiquei . Estou morrendo de medo de sair e ter problema quando voltar . Vc tem alguma atualização sobre sua situação , teve que pagar multa problemas em voltar a europa ?

  • Bruno Alves setembro 1, 2015   Responder →

    Realmente o crime não compensa!

  • Cláudia Helena Janeiro 29, 2016   Responder →

    Oi Bruna.
    O que aconteceu com vc?!
    Estou passando pela mesma coisa.
    Fiquei 42dd acima do prazo.
    Assinei vários documentos me declarando culpada.
    Ainda não chegou a carta.
    Entrei em contato c o consulado e disseram que não poderiam me ajudar.
    Queria saber se vc voltou para a Europa.

  • Josinalda lima dezembro 10, 2017   Responder →

    Estou passando pelo ó meu problema eu tenho que pagar uma multa

    • Anônimo dezembro 13, 2017   Responder →

      Eu também recebi uma multa saindo de Portugal, mas estava na Espanha. Eu paguei essa multa e agora não sei quanto tempo posso retornar

  • Josinalda lima Janeiro 12, 2018   Responder →

    Olá Boa noite eu estou com o mesmo problema eu estava na Suiça quando Eu foi viajar pra o Brasil fui notificada que eu tenha que pagã uma multa mais até agora não chegou já fez três meses eu estou com medo de não consegui viajar pra Portugal

Deixe um comentário