Viajar de trem na Itália é um dos modos mais baratos, rápidos e gostosos de se chegar a um destino. De trem, além de ser confortável, mais rápido que o ônibus e você nem sentir que está a 200km/h, é uma boa forma de conhecer a paisagem do país. Por meio das janelonas, você vê as plantações, a vegetação, os castelos, as ruínas e outras cenas bucólicas e encantadoras da Itália, como essa praia que fotografei enquanto eu viajava de trem.

Trem ou ônibus?

Embora haja companhias de ônibus muito econômicas, como a Megabus – que cobre também uma boa parte do país com rotas de ônibus -, quem está no sul da Itália não encontra tantas opções de percursos. Portanto, antes de comprar qualquer passagem, veja antes se a Megabus ou outra cia de ônibus cobre o roteiro que você quer fazer e se o tempo de viagem é ok para você, já que ônibus é mais demorado.

Agora, se pretende viajar pelo sul, do sul para o Norte, ou ainda se precisa fazer trajetos de uma forma mais rápida para economizar tempo, a melhor opção é viajar de trem. Dê uma olhadinha aqui para entender como funcionam as categorias da trem na Itália para comprar exatamente aquela que se encaixa na sua necessidade.

Empresas

Para começar, você precisa saber que existem duas empresas de trem na Itália: Italo, com trens de alta velocidade e menor cobertura, e Trenitalia, estatal, cobre todo o país e possui trens regionais até de alta velocidade. Nunca viajei com a Italo, portanto, vou focar na Trenitalia neste texto, até porque é a mais usada no país.

O que realmente é importante saber

Existem diversas categorias de trens na Itália. Se você entrar neste link, vai ver como são as subdivisões de categorias. Entendendo algumas das principais categorias de trens, você já está pronto para planejar sua viagem da melhor forma, de acordo com as suas necessidades. Aqui fiz um resuminho que já ajuda.

Principais categorias

Regionale

O Regionale, da Trenitalia, é o tipo de trem mais comum e mais barato. Suas rotas conectam todas as cidades pequenas e, por isso, ele é mais demorado, já que para em cada estação do percurso. Sempre viajo com o Regionale por causa do custo-benefício.

É recomendado para viagens mais curtas e se você não está com tanta pressa de chegar no destino. Esses trens são como metrôs (mas mais confortáveis), então não contam com muitas facilidades no interior, mas os valores dos bilhetes são bem econômicos! Veja acima a simulação de Nápoles para Roma que fiz com o Regionale.

Intercity

O Intercity, também da Trenitalia, é algo como a categoria intermediária dos trens. É mais rápido que o Regionale, mas mais lento que os Frecce. Isso reflete também no valor das passagens, que não são super baratas e nem tão caras. Ele não para de cidade em cidade. As paradas são mais espaçadas e em cidades pequenas e médias.

Quanto ao conforto, os assentos são mais confortáveis e em alguns trens você encontra lanchonete ou carrinho com opções de lanches para comprar, além de ter tomada para recarregar celular ou um laptop. Veja acima a simulação de Nápoles para Roma que fiz com o Intercity. Ele aparece na última opção. Já dá até para comparar com as outras categorias.

Frecce 

Esta categoria tem três subdivisões: Frecciabianca, Frecciargento e Frecciarossa. Os três possuem trens de alta velocidade e que são mais modernos e mais confortáveis. São a melhor opção para cruzar o país de forma rápida, porém, por causa disso também são mais caros.

Ao contrário do Regionale e do Intercity, os Frecce param somente em capitais. Nos trens você encontra restaurante, bagageiro, tomadas, wifi e outras facilidades. Veja acima a simulação de Nápoles para Roma que fiz com o Frecciarossa.

Subdivisões

Frecciabianca

É o mais barato dos três e também o menos rápido. Veja aqui os detalhes sobre seu interior e suas rotas.

Frecciargento

É uma categoria intermediária e também mais rápido que o Frecciabianca. Saiba todos os detalhes do interior e rotas aqui.

Frecciarossa

É a opção mais rápida e também mais chique, chega a ter sala de reuniões. Ficou curioso? Veja tudo o que ele oferece e seus percursos aqui.

Agora que você já entendeu como funciona, antes de comprar as passagens, verifique as ofertas no site da Trenitalia. Geralmente há promoções para alguns dias da semana ou para algumas condições. 😉

Buon viaggio!

Talvez você também goste

Deixe um comentário